sábado, 3 de setembro de 2011

Final Fantasy 7

Minha nota é 10...
No dia 31 de Janeiro de 1997, os japoneses foram 'presenteados' com a fantasia suprema. Há 12 anos atrás a Square lançou a sétima aventura, que nascia para ser consagrada como uma das maiores já criadas pelas mãos desta empresa: Final Fantasy VII, para PlayStation.
O mundo dos games estava se reciclando naquela época e a Nintendo insistia na utilização de cartuchos em sua mais recente plataforma, o Nintendo 64. Porém, era muito notável as limitações e as dificuldades em se desenvolver nesta 'mídia', que a Square decidiu navegar em novos mares e fechou um acordo com a Sony. Desta forma, Final Fantasy VII foi desenvolvido para o PlayStation - e depois ganhou uma versão para PC, graças à uma parceria da Square com a Eidos Interactive.
Essa mudança foi muito significativa, inclusive no âmbito comercial: Diante desta notícia, as vendas de PlayStation no Japão deram uma disparada, consolidando ainda mais o sucesso do videogame da Sony.
Pela primeira vez, Final Fantasy deixou o mundo medieval-fantasia, migrando para um mundo mais conteporâneo, mais parecido com a nossa realidade, mas com um toque 'Cyber-Punk' e 'Apocalíptico'. A arte ficou com Tetsuya Nomura e Yusuke Naora, o design com o mestre Hironobu Sakaguchi e Yoshinori Kitase, o roteiro com Yoshinori Kitase e Kazushige Nojima, e a música com o maestro Nobuo Uematsu.
Desta vez, a equipe se concentrou em fazer uma história complexa onde o protagonista fosse o mais profundo possível, sem que isso estragasse a diversão do game. O enredo abordava temas igualmente profundos, como vida, morte e esperança.

A História

Definitivamente, falar da história de Final Fantasy VII é uma grande responsabilidade. Mas lembre-se que a minha missão aqui não é contar tudo, nem estragar a surpresa de alguém que ainda não jogou este jogo.
Em Final Fantasy VII você está no papel do protagonista, Cloud Strife. Ele é um mercenário à serviço de um grupo eco-terrorista chamado AVALANCHE, sob o comando de Barret Wallace. Cloud foi contratado para uma missão que consistia em explodir um Reator de Mako - um tipo de energia 'sugada' do planeta - da empresa Shin-ra. Cloud é um EX-SOLDIER - Soldier é como uma 'força de elite' da Shin-ra. O problema é que a extração da Energia Mako estava danificando o LifeStream, uma energia natural do planeta. Mas ninguém era louco de se opor à Shin-ra, por causa da sua expressiva força militar.
Como e porque Cloud deixou a SOLDIER da Shin-ra, é um mistério à princípio. Ele conheceu a AVALANCHE graças à sua amiga de infância, Tifa Lockhart, dona de um bar conhecido como Seventh Heaven na cidade de Midgar, que serve como base 'secreta' para a AVALANCHE. Mas como Cloud é um mercenário, seu envolvimento inicial é pelo dinheiro. Mas com o desenvolver da história, Cloud se envolve com a nobre causa, principalmente depois que essa causa se confronta com um grande herói de guerra - muito admirado por Cloud - que havia sido dado como morto há sete anos atrás, no incidente de Nibelheim, mas que na verdade, estava vivo.
Porém, Sephiroth não era mais como antes. Ele estava transtornado e com objetivos muito, mas muito perigosos. O ídolo de Cloud passou a ser uma ameaça. No desenrolar da história, Cloud conhece Aeris Gainsborough, uma vendedora de flores muito especial, descendente de um povo antigo. E olha que isto, é só o começo...

Os Personagens

Cloud Strife ( Arma: Espada )
Um garoto cheio de ambições ingressou muito cedo na SOLDIER, a elite militar da Shin-ra. Seu sonho foi realizado ao alcançar a primeira classe dentro da SOLDIER, mas a última missão em Nibelheim não acaba nada bem e ele sai dessa força militar. Cloud desaparece por anos e quando retorna, está sem memória. Ele reencontra Tifa Lockhart e começa a fazer uns trabalhinhos para a AVALANCHE.
Tifa Lockhart ( Armas: Luvas )
Após o incidente em Nibelheim, Tifa foi salva e levada para Midgard, onde reconstruiu sua vida. Diante da destruição do planeta causada pela empresa Shin-ra, ela passa a apoiar o grupo eco-terrorista AVALANCHE, oferecendo seu bar Seventh Heaven como 'base secreta'. Mas quando Cloud reaparece depois de anos, sua vida começa a mudar...
Aeris Gainsborough ( Arma: Bastão )
Por causa da poluição em Midgar, nenhuma forma de vida vegetal se desenvolve naquela cidade. Mas há uma exceção... Em uma pequena igreja abandonada, flores nascem do chão graças à presença de uma jovem chamada Aeris. Mas ela esconde um segredo: Aeris é descendente dos Cetra, um povo praticamente extinto, que consegue se comunicar com o planeta, através do LifeStream. Ela conhece Cloud, quando o mercenário cai em cima de suas flores...
Barret Wallace ( Arma: Metralhadora )
A cidade natal de Barret, sua esposa e todos os seus sonhos foram destruídos por causa de uma explosão causada por um Reator Mako. Para abafar o problema, a Shin-ra alegou que a explosão foi um ato criminoso e em represária, Barret perdeu uma parte de seu braço e seu melhor amigo. Barret sobrevive e foge para Cosmo Canyon, onde descobre a verdade sobre a destruição do planeta causada pela Shin-ra e decide combatê-la, criando o AVALANCHE.
Cait Sith ( Arma: Megafone )
Na verdade, Cait Sith era para ser um brinquedo que pode 'ler o futuro'. Mas na verdade, ele é um espião da Shin-ra, que se infiltra amigavelmente no grupo de Cloud. Mas parece que ele é controlado por uma pessoa que tem planos diferentes da diretoria da empresa...
Red XIII ( Arma: Penas )
Apesar de ser um... lobo/tigre/índio... Red XIII é mais inteligente do que muitos seres humanos considerados normais. Ele é o último de uma raça que protege o Cosmo Canyon, mas foi capturado pela Shin-ra e é mantido prisioneiro pelo cientista Hojo, que o usa como cobaia até que Cloud acidentalmente, o encontra. Mais tarde, o avô 'por consideração' de Red XIII, Bugenhaguen, explica para o grupo como a Shin-ra está destruindo o planeta.
Cid Highwind ( Arma: Lança )
Grande inventor, Cid quer ser o primeiro homem à chegar ao espaço, mas o projeto é cancelado pela Shin-ra, depois de um pequeno acidente. Personalidade peculiar, hábito de fumar e vocabulário 'chulo' são as primeiras características que você deve notar neste personagem... Cid entra para o grupo de Cloud, quando a Shin-ra decide 'tomar' mais um de seus veículos...
Yuffie Kisaragi ( Arma: Shuriken )
Depois que Wutai perdeu a guerra para a Shin-ra, o guerreiro Godo, líde de Wutai, decide viver em paz, transformando Wutai em um ponto turístico. Mas sua filha, Yuffie, não concorda e parte pelo mundo para recuperar o que antes, fazia de Wutai uma potência militar: As Matérias. Ela encontra o grupo de Cloud em uma floresta e 'se convida' para acompanhá-los, quando de repente, ela tenta roubar as matérias do grupo...
Vicent Valentine ( Arma: Rifle )
Nos subterrâneos de uma mansão abandonada, dorme aquele que já não se considera mais humano. Ele já foi um Turk ( Outra força de elite da Shin-ra ) mas ele se apaixonou pela pessoa errada, pois Lucrecia era obcecada pelo cientista Hojo. Ao descobrir que sua amada serviu de cobaia para os experimentos de Hojo, Vicent decidiu tirar satisfações com o cientista, mas foi morto. Hojo decidiu fazer experiências com o corpo de Vincent e injetou o DNA de Jenova em seu cadáver, trazendo-o de volta à vida. Mas o preço é alto demais: Seu metabolismo foi alterado e ele sofre mutações de acordo com o seu temperamento. Muitos anos depois, ele entra para o grupo de Cloud, alimentado pelo ódio contra Hojo e pela empresa Shin-ra.
Sephiroth ( Arma: Massamune Blade )
O lendário Sephiroth era o melhor membro da primeira classe da SOLDIER, mas foi dado como morto após o incidente em Nibelheim. Porém, ele surge misteriosamente, com o objetivo de destruir o mundo. Ele não faz parte do grupo principal, mas em uma lembrança, você vai ter o gostinho de controlá-lo. Ah, mas não toque em suas matérias... ele não gosta disso...

O Sistema

Final Fantasy VII revolucionou sem complicar, diminuindo os equipamentos de Final Fantasy VI - arma, escudo, elmo, armadura e duas relíquias - para apenas três itens - arma, bracelete e acessório - mas sem perder o poder de customização, graças aos 'slots' que as armas e os braceletes possuem - para acomodar as matérias.
Ok, vou explicar melhor: As matérias são como bolas translúcidas, feitas com uma variação do LifeStream. Portanto, são mágicas. Você equipa uma arma com três slots, e instala nesses três slots, três matérias. Você instala um bracelete com quatro slots, e instala quatro matérias nele.
Mas não se deixe enganar! Alguns slots possuem uma ligação entre si. Se você equipar matérias compatíveis, poderá obter resultados incríveis! Vou citar três exemplos que eu usava muito:
  • Matéria Added Effect com uma Matéria Poison, se equipadas na arma de algum personagem, poderia envenenar os inimigos ao aplicar golpes normais! Se equipadas em um bracelete, aumentava a defesa natural daquele personagem contra o status poison!
  • Matéria Phoenix com a Matéria Final Attack, pois se o personagem fosse derrotado, antes de cair - e se ele tiver MP suficiente - ele invocava o Summon Phoenix, que causava dano por Fire em todos os inimigos e em seguida, ressucitava todos os personagens mortos.
  • Matéria Quad-Magic com alguma Matéria de Summon, permite soltar 4 vezes o mesmo Summon por turno, se tiver MP suficiente pra isso, é claro. Ótimo para inimigos muito poderosos, era devastador!
É claro que a lista de possibilidades é enorme. Mas vamos falar agora dos Limit Breaks, comandos especiais - e únicos para cada personagem - que eram acionados depois de receber uma certa quantidade de dano. Estes comandos eram executados de maneira igualmente única e era necessário conhecer o personagem para aplicar o golpe corretamente. Por exemplo, o Limit Break de Cait Sith é um Slot tipo caça-níqueis, onde você tem que apertar o botão na hora certa - e contar com um pouco de sorte - para conseguir escolher um bom comando e devastar os inimigos presentes.
As batalhas seguiam a tradição de 'teletransportar' os personagens para um campo de batalha ( porém, agora era 3D ) e as lutas aconteciam em turnos, baseado na ATB ( Active Time Battle ) de cada personagem. Era possível usar apenas 3 personagens por vez.

Curiosidades sobre Final Fantasy VII
No projeto inicial, Cloud iria ter cabelos pretos. Mas este desenho acabou se transformando no personagem Zack, e Cloud ficou loiro. Sephiroth tem cabelos brancos para fazer oposição ao desenho inicial de Cloud;
No projeto inicial, Barret ia ter uma besta - arco e flecha - presa ao braço, mas trocaram por uma metralhadora;
Tetsuya Nomura não conseguia decidir se Tifa usaria uma mini-saia ou um calção. Mas ao mostrar os dois desenhos para a equipe, quase todo mundo escolheu a Tifa de mini-saia...
As tatuagens de Red XIII foram baseadas nos índios norte-americanos;
Antes de decidirem que Cait Sith estaria montado sobre um Moogle Gordo, pensaram em usar um Fat-Chocobo como montaria ou ainda, um sapo gigante...
Era para Vicent ser um cientista, depois mudaram para detetive, e mudaram de novo para enfermeiro... até que ele acabou sendo um ex-Turk.
Raijin e Fujin de Final Fantasy VIII, já existiam na época de Final Fantasy VII. Mas como eles já tinham os Turks como coadjuvantes cômicos, decidiram usá-los no próximo Final Fantasy.
Algumas pessoas dizem que era para Aeris Gainsborough ressucitar no final do jogo, antes da última batalha. Mas o programador responsável pelo retorno da personagem havia sido demitido antes do final do projeto e para cumprir o prazo de entrega, decidiram não ressucitá-la. A Square-Enix nunca se pronunciou oficialmente sobre essa história.
Em um determinado momento do jogo, você está sobre um antigo relógio gigante. Nele, o número sete está escrito errado: Em vez de VII, estava escrito IIIX.

Ok, os gráficos poderiam não ser os melhores para a época - As empresas ainda estavam se acostumando com o PlayStation, não conheciam ainda todo o potencial do videogame! - mas a história era impecável, os personagens carismáticos e a trilha sonora era muito boa - destaque para a ópera One Winged Angel, na última batalha!

Remakes...? Versões...? Sinto muito... Além da versão 'idêntica' para PC já mencionada, a Square-Enix afirmou oficialmente que não tem planos para nenhum remake da versão original de Final Fantasy VII. Mas isso não impediu da empresa explorar a série em outros segmentos.

Compilação Final Fantasy VII:


Final Fantasy VII - Advent Children
Final Fantasy VII - Advent Children, filme de animação 3D - lançado em 2005 no Japão e em 2006 no resto do mundo - que mostra uma aventura que aconteceu dois anos depois do final do jogo Final Fantasy VII.

Dirge of Cerberus: Final Fantasy VII
Há também um shooter com pitadas de RPG, para PlayStation 2, chamado Dirge of Cerberus: Final Fantasy VII. Lançado em 2006, nele você vive uma aventura na pele de Vincent Valentine, que precisa salvar o mundo, três anos depois do final do jogo Final Fantasy VII. Além de Vincent, temos a participação de Yuffie, mas Cloud e os demais acabam sendo coadjuvantes nesta aventura, participando pouco desta história.

Dirge of Cerberus Lost Episode: Final Fantasy VII
Dirge of Cerberus Lost Episode: Final Fantasy VII é uma versão mobile - para celular - de Dirge of Cerberus: Final Fantasy VII. Ele narra um 'Episódio Perdido' da versão para PlayStation 2, deixando a história mais coerente.

Crisis Core: Final Fantasy VII
Crisis Core: Final Fantasy VII para PSP - lançado em 2007 no Japão e em 2008 no resto do mundo - é um RPG que se passa 7 anos antes da aventura original e nele você vai descobrir o que aconteceu com Zack, um SOLDIER de primeira classe, amigo de Cloud, além de ver o passado de diversos personagens importantes.

Before Crisis: Final Fantasy VII
Before Crisis: Final Fantasy VII foi desenvolvido para celulares e foi lançado em 2004 no Japão. Era um RPG diferente, com capítulos separados que eram 'lançados' aos poucos. Ele narra as aventuras dos Turks, logo após a guerra da Shin-ra contra Wutai, e antes dos acontecimentos de Crisis Core. Mas é claro que Cloud, Sephiroth e outros personagens importantes, aparecem neste jogo!

Last Order: Final Fantasy VII
Last Order: Final Fantasy VII, é um anime - lançado em 2005 no Japão e em 2007 no resto do mundo - que foca em dois eventos antes do jogo original: Os acontecimentos de Nibelheim, com Zack, Cloud, Sephiroth e Tifa; e acontecimentos que envolvem Zack, Cloud e a empresa Shin-ra.

Demonstração Técnica não é Remake!

Anos atrás, a Square-Enix decidiu fazer uma demonstração técnica do que ela poderia fazer com o hardware do PlayStation 3 e criou um remake da abertura de Final Fantasy VII. Isso gerou uma grande repercussão, pois fãs do mundo inteiro achavam que na verdade, a Square-Enix estaria trabalhando em um remake para o jogo inteiro. Porém, nada aconteceu depois disso. Era apenas uma demonstração técnica mesmo...

Cloud
saindo do trem, para ir até o Reator Mako para a sua primeira missão, como mercenário contratado pela AVALANCHE!

Aeris
, a vendedora de flores saindo pelo beco, após de ver um pouco de LifeStream brotar do chão árido de Midgar...

Cloud
preparado para a maior aventura de sua vida!
Mas esta demonstração não era sequer, jogável. Só nos resta, babar na qualidade da imagem...

O Sucesso

Para muitos fãs, este é o melhor Final Fantasy da série e nunca será superado. Mas isso não reduz o brilho e a genialidade dos outros episódios, que também merecem o nosso respeito e admiração. Se o Final Fantasy anterior era bom, este elevou o nome da série para patamares nunca imaginados. Nós, só temos que agradecer à Square-Enix pela sua obra-prima, e continuar na (eterna) torcida por um remake... =D

0 comentários:

Postar um comentário

Qual o melhor jogo de Zumbi?

Free Playstation Control Cursors at www.totallyfreecursors.com