sábado, 3 de setembro de 2011

Final Fantasy 4




Minha Nota é 9...\/

Após os primeiros indícios do sucesso de Final Fantasy III começarem à surgir, a Square já começou a desenvolver o próximo título da franquia. Mas quando Final Fantasy IV começou a ser desenvolvido, a Nintendo interferiu, insistindo que o próximo FF se transformasse em um projeto para o Super Famicom ( O Super Nintendo Japonês ).
Com um desafio maior pela frente, a equipe também teve que crescer. Além dos já tradicionais diretores Hironobu Sakaguchi, Yoshitaka Amano e Nobuo Uematsu, Final Fantasy IV contou com um novo diretor Takashi Tokita. Tokita até teve participação no FF anterior, mas não foi importante como seria daqui pra frente.

Muitas fontes em português afirmam que Yoshinori Kitase teve um papel importante no desenvolvimento de Final Fantasy IV. Porém, todas as fontes em inglês que consultei afirmam que foi Takashi Tokita o responsável pelos avanços desta versão, e que Kitase teria entrado para a equipe apenas na quinta versão.

A História

O jogo começa quando o monarca do Reino de Baron utiliza o poder bélico da força aérea Red Wings para atacar pequenas nações pacíficas, com o objetivo de encontrar quatro poderosos cristais que correspondem aos clássicos elementos da natureza. Ao roubar o cristal de água da torre de Mysidia, centenas de pessoas foram assassinadas. O comandante da Red Wings, o Dark Knight Cecil questiona as atitudes de seu rei, e então, perde o seu cargo e é enviado com Kain para entregar um pacote para a Village of Mist.

Screenshots da versão original, para Super Nintendo, lançado no ano de 1990!
À esquerda, Cecil e sua tropa! À direita, Cecil andando em uma cidade...
Para chegar à montanha onde esta vila se encontra, eles atravessam uma caverna - Mist Cave - e após enfrentar e derrotar o Mist Dragon, eles chegam à pequena vila. Então, descobrem que o pacote é uma poderosa bomba, que arrasa com a cidade e com a vida dos habitantes. No meio deste caos, Cecil e Kain encontram a jovem Rydia, aparentemente a única sobrevivente. A garota invoca um summon para atacá-los, pois ela acredita que eles são os culpados pela desgraça da vila.
Observando a história como um todo, este Final Fantasy recebeu uma grande reformulação, ficando muito mais dramática. A complexidade da personalidade dos heróis aumenta incrivelmente, sem mencionar os personagens memoráveis. Golbez, é considerado por muitos, como o primeiro grande vilão de Final Fantasy.

O Sistema

Apesar das batalhas tradicionais ganharem visual por causa da tecnologia ( Gráfico de 16 bits é muito melhor do que os de 8 bits... ) foi o primeiro Final Fantasy à usar o Active Time Battle. Este sistema consiste em uma barra extra - connhecida como barra ATB - que quando ela se enche, o personagem poderá realizar uma ação. Isso abria muito mais emoção, pois era possível deixar seus personagens mais velozes, para preencher o ATB e atacar mais vezes em um espaço menor de tempo.

À esquerda um summom muito famoso, o Rei dos Dragões, Bahamut!
À direita, personagens usando a magia Ice!
Este Final Fantasy traz 4 raças importantes: Humanos, Anões, Lunarians e Hummingway. Lunarians, seriam como 'humanos-lagartos', e os Hummingway seriam parecidos com coelhos, usando uma roupa geralmente azul e amarela, com turbantes.
Sistema de JOB´s...? Sinto muito... Nesta aventura existem inúmeros personagens jogáveis, cada um com sua classe fixa. Mas não se desespere, pois são personagens muito completos. Vamos conferir os 9 personagens mais importantes:
Como mencionado, Cecil é o personagem principal. Ele começa o jogo como um Dark Knight, Lord Captain da força aérea Red Wings of Baron e é filho adotado de um monarca militar. Ele cresceu sendo educado para servir o rei, mas, as atitudes deste mesmo rei o fez mudar de idéia... Em um momento do jogo, Cecil chega em Mysidia, onde decide abandonar suas técnicas de Dark Knight. Com a ajuda de Palom e Porom, eles vão para a Montanha Ordeals. Neste lugar, Cecil é banhado em uma luz especial e se transforma em Paladin.
Kain é o comandante dos Baron Dragoons. Como Cecil, Kain perdeu seus pais quando era jovem e foi criado pelos monarcas de Baron. É amigo de longa data de Cecil e Rosa. Já Rosa é uma White Mage que nasceu no meio da nobreza de Baron. Amiga de Cecil e Kain desde criança, hoje nutri outros sentimentos além de amizade por Cecil...
Rydia é uma jovem Summoner que nasceu na vila Mist, lugar conhecido como Vila dos Summoners. Herdeira de uma linhagem poderosíssima, ela tem um grande potencial tanto para magias brancas como negras, mas seu potencial é melhor revelado ao invocar os Eidolons. Já Edward é um príncipe do reino Damcyan, que fica no deserto. Desiludido com a vida na corte do seu castelo, Edward foge e vai viver viajando pelo mundo, disfarçado como um simples bardo. Sua personalidade possui um ar gentil e bondoso.
Edge é o Príncipe do Reino de Eblan, que fica em uma ilha. A confiança que Edge possui em suas habilidades Ninja é completa. Ele fica nervoso fácil, mas sua natureza explosiva é contrabalanceada com o seu senso de justiça. Yang é um mestre dos Monks de Fabul. Seu corpo e mente trabalham em equilíbrio de tal maneira que só poderia ser obtida com anos e anos de treinamento intenso.
Palom é um jovem aprendiz de Black Mage de Mysidia. Por causa da pouca idade, ele se tornou um arrogante estudante de mágica. Vive arrumando confusões, onde sobra para a sua irmã gêmea, Porom, uma aprendiz de White Mage, ajudá-lo. Ela, ao contrário de seu irmão, é altamente responsável e serena.

O Sucesso

A Square havia lançado mais um divisor de águas. Era o primeiro Final Fantasy da era de 16 bits, e ele fez bonito. Porém, nem tudo correu bem com a versão americana de Final Fantasy IV. Primeiro, pois houve alteração no número, e ele foi lançado como Final Fantasy II. Segundo porque os diálogos foram traduzidos de uma maneira que não pudesse irritar as mães dos jogadores. Isso deixou alguns diálogos bobos e sem sentido, assim como deixou o jogo incrivelmente mais fácil: O poder de ataque das armas foi aumentado, os acessórios e armaduras também ganharam mais poderes.
Versões...? Sim, várias... A primeira versão de Final Fantasy IV foi lançada para o Super Famicom em Abril de 1991, e para o Super Nintendo foi em Novembro de 1991. A versão facilitada americana inspirou os japoneses, que ganharam o Final Fantasy IV 'Easytype' em 1992. PlayStation ganhou uma versão em 1997 e o WonderSwan Color em 2003. Foi incluído como bônus em pacotes, como Final Fantasy Chronicles e Final Fantasy Anthology. O remake 'pra valer, feito em 3D' veio em 2007, para o Nintendo DS.

ScreenShots do remake de Final Fantasy IV para o Nintendo DS

Alguem tem um nintendo ds pra vender???
preciso joga esse jogooooooooooooooooooo...

0 comentários:

Postar um comentário

Qual o melhor jogo de Zumbi?

Free Playstation Control Cursors at www.totallyfreecursors.com