sábado, 3 de setembro de 2011

Biomética

Bionética é o nome de um sistema de RPG criado em 2001, que envolve aventura e fantasia em um cenário desenvolvido especialmente para jogadores que buscam algo inovador. Sua ambientação lembra vários “cults”, entre eles os filmes Matrix, Eu Robô, Minority Report, Eclipse Mortal (assim como sua continuação - A Batalha de Riddick), I.A., e muitos outros.
Todo o enredo é baseado após um cataclismo mundial que resultou na extinção da vida como a conhecemos hoje. Os apaixonados por jogos futurísticos certamente devem se identificar com a proposta de Tiago e Leonardo Zegur, que se basearam nas regras originais do Sistema Phantasia RPG, de André Neves para dar vida a este cenário único. Segue uma prévia para comprovar o que estou falando, este é um trecho da página 5:

'No ano de 2150 a guerra começou, e em 2250, a bomba que explodiu durante a Terceira Grande Guerra tinha a finalidade de retirar toda a temperatura de um determinado local – o centro do planeta. O ataque fora suicida, uma nova versão dos kamikazes. A bomba desacelerou as moléculas do centro da Terra, solidificando-as, tornando-as frias, tendo como conseqüência, a solidificação em massa tão rápida, que o corpo celeste não resistiu e se partiu em três grandes blocos.
Toda a Terra foi congelada, inclusive, todos os seus habitantes, a camada de ozônio (que estava recém recuperada) foi completamente destruída e tudo o que tinha vida debaixo do céu foi extinto. Oceanos inteiros foram congelados, e não sobrou nada no nosso planeta.
'

Este manual é completo e auto-suficiente, dispensa suplementos e exige apenas o interesse e vontade de ingressar na aventura. Também traz informações riquíssimas sobre temas reais e vigentes de nossa atualidade, que justificam o acontecimento desse impiedoso conflito. Totalmente plausível e muito bem escrito.

Por fim, o mortífero conflito culminou nesta nova existência. A reconstrução da vida e sociedade humanas ainda é um sonho possível e os filhos deste desastre contam com os seguintes elementos iniciais:
- O globo terrestre está dividido em três partes;
- Muitos humanos ascenderam e evoluíram para novos seres;
- As máquinas operam livremente e possuem até mesmo simuladores de sentimentos, sendo muitas vezes mais humanas do quê os próprios humanos;
- A Tecnologia impera. É avançada em algumas localidades e praticamente inexistente em outras. Sendo assim, níveis tecnológicos foram criados para classificar cada região e definir quais benefícios e dificuldades que cada uma pode oferecer aos seus habitantes.

Os Três Blocos

Pelasgo
é a idéia matriarcal que cada um de nós alimenta ao pensar em um cenário futurista: 'Construções sobrepostas e organizadamente desorganizadas compõem o cenário de Pelasgo. Ruas, viadutos, passarelas e corredores, tudo em formas cilíndricas ou esféricas'. Seus moradores herdaram hábitos, crenças e costumes, até mesmo religiosos, e repassaram isso para os seus descendentes. Alguns são religiosos e em suas lembranças, a existência do Menino Jesus ainda é aceita e o próprio Natal é por eles comemorado.

Serápis é o tido berço da civilização egípcia, sua temperatura atinge -150º e os habitantes deste bloco sobrevivem em uma floresta metálica, que é uma arquitetura baseada nas formas de plantas e árvores já extintas. Trata-se de uma imensa metrópole onde seu habitante pode circular por uma era inteira, sem cruzar o mesmo caminho duas vezes.

Ao contrário de Serápis, Hefesto é o menor dos três blocos e atrai para si altas temperaturas, advindas do Centro Magnético de Gravidade Eletrostática. Esta onda de calor chega a ser igualada a força de temperatura que teria um pequeno astro, como o próprio sol. Possui lugares estratégicos com geografia favorável para a sobrevivência de uns poucos habitantes, que por sua vez devem se esconder em cavernas, abismos, crateras ou fendas de paredões de carvão.

Como toda sociedade, inovações existem e velhos problemas persistem. O maior deles para esta nova geração é o lixo-espacial. Ao ano, por volta de 3.000 toneladas deste material são lançadas no espaço, e este pode ser composto por diversos objetos, desde antigos foguetes até carcaças de satélites inoperantes. Este lixo provoca acidentes espaciais envolvendo veículos intergalácticos ou pode até mesmo invadir o campo gravitacional de corpos celestes. Vale citar que também são responsáveis por explosões espaciais que liberam resíduos tóxicos.
Homens e Robôs

Dois aspectos marcantes são a presença de uma enorme diversificação de máquinas e humanos, que assim como todo o resto foram forçados a evoluir, sendo considerados mutantes, já que sofreram alterações genéticas, ou seja, tiveram sua seqüência de nucleotídeos do DNA danificada. Resumem-se a criaturas trangênicas. Vamos a eles:

'Máquinas – Estes personagens estão na categoria de toda e qualquer máquina com inteligência artificial e lógica de raciocínio programado. As máquinas podem ser tanto um dispositivo mecânico como orgânico, variando do grau de tecnologia de cada aparelho. Robôs mais evoluídos chegam a possuir tecido vivo sobre o forro metálico. Em geral, personagens máquinas são robôs com formatos humanos, chamados de ciborgues, organismos-cibernéticos, andróides ou ginóides. Todo e qualquer ser biônico se classifica como uma máquina e em geral carece de uma fonte de energia. As máquinas em geral não, porém os andróides são caracterizados por grande aceitação social. Todos gostam dos robôs e lhes pedem favores. Contudo, o jogador que optar por um personagem robô, deve jamais esquecer que máquinas não possuem sentimento algum, o que as máquinas possuem são simuladores de sentimentos. Máquinas iniciantes tendem a não expressar sensibilidade alguma, porém as de grau tecnológico mais avançado são mais humanas que os próprios humanos. Em geral, a mais forte característica psicológica de uma máquina é o “almejo” de ser humano. Máquinas com comportamento e voz masculina e design de um corpo humano de homem são chamadas de andróides. Máquinas com comportamento e voz feminina e design de um corpo humano de mulher são chamadas de ginóides.'

'NewSapiens – Estes personagens são a perfeição dos trangênicos em geral. Também chamados por: neosapiens, humanos perfeitos ou genno-anjos, assemelham-se aos mutantes no sentido de terem seu DNA modificado através das informações contidas em seus cromossomos. A diferença é que os mutantes são falhas naturais e os newsapiens são criaturas produzidas em laboratório feitas para serem perfeitas. Não possuem falhas físicas ou defeito algum, mesmo nos genótipos e fenótipos. Pode-se comparar um newsapiens com o quadrado perfeito, que é um número inteiro, não negativo. Não há quem não enxergue beleza nestes personagens e seu genoma perfeito é direcionado a proporcionar-lhes uma certa graça pessoal, um charme encantador. Sempre admirados por todos, os newsapiens estão no topo da classe social, ficando abaixo unicamente dos humanos autênticos. Diz-se que este personagem não passa despercebido, chamando sempre demasiada atenção onde estiver. Por sentirem-se superiores, tendem a esnobar as demais raças, menosprezando a companhia de outros que não sejam humanos autênticos ou humanos perfeitos.'

(Textos integralmente extraídos da página 40)

O arquivo tem um total de 73 páginas, contendo ficha para jogo, capítulos próprios para a construção de personagens, sistema de jogo, idéias e dicionário próprio.

É com imenso prazer que disponibilizamos o download deste material e esperamos que vocês façam bom uso dele, curtindo aventuras e valorizando o que têm de melhor: sua imaginação...

Download PDF ( 3.229 kb )
Download PDF dentro de um ZIP ( 2.753 kb )
Download PDF dentro de um RAR ( 2.671 kb )

0 comentários:

Postar um comentário

Qual o melhor jogo de Zumbi?

Free Playstation Control Cursors at www.totallyfreecursors.com