sábado, 3 de setembro de 2011

Final Fantasy 6

Minha nota é 9...
No começo de abril de 1994, o consumidor japonês pode colocar suas mãos em Final Fantasy VI, RPG eletrônico desenvolvido originalmente para o Super Nintendo. Mas com o problema de publicação que atingiu algumas versões anteriores, ele chegou nos Estados Unidos como Final Fantasy III, logo após, em Outubro daquele mesmo ano.
Sua história ficou sob a responsabilidade de Yoshinori Kitase, os responsáveis pelo design do jogo foram Hironobu Sakaguchi, Yoshinori Kitase e Hiroyuki Itō. A parte 'artística' foi criada pelo Yoshitaka Amano com a ajuda de Tetsuya Nomura. A trilha sonora ficou com o 'maestro' Nobuo Uematsu.

A História

Final Fantasy VI foi o primeiro RPG eletrônico a abordar temas polêmicos, como suicídio e gravidez na adolecência na sua história. A profundidade dos personagens também era algo como nunca visto antes, onde eles exploram suas inseguranças, seus traumas e sonhos. A equipe se esforçou para fugir dos clichês de 'heróis que salvam o mundo'.
À mil anos atrás, vários deuses travam uma guerra entre si. O poder utilizado nessa guerra acaba transformando parte da humanidade em criaturas mágicas poderosas, e são chamadas de Esper. Quando restam apenas três deuses, eles percebem o mal que a sua guerra provocou e se aprisionam em estátuas de pedra.
Sem deuses, a fonte de magia do planeta se resumem aos Espers. Com medo da ganância humana, eles usam sua magia e criam uma dimensão, e fecham o portal que liga estas duas realidades.

Screen Shots de Final Fantasy VI para Super Nintendo ( 1994 )
Mas este é apenas um gostinho do início da aventura. Com tantos personagens carismáticos, a história não gira em torno de um protagonista ou de um casal, como acontece com vários FF's.
É válido ressaltar que após a metade do jogo, ele perde a lineariedade, permitindo que você decida a sequência do que vai fazer. Como nem tudo era obrigatório, você era recompensado com a descoberta de mais segredos ao investir mais tempo de exploração, procurando resolver os mistérios.

O Sistema

O sistema de magias de Final Fantasy VI é bem simples, se comparado com os anteriores. Para um personagem aprender uma magia nova, basta 'equipá-lo' com uma das 27 invocações - Espers - disponíveis no decorrer da aventura. Cada batalha vencida, garante Ability Points. Cada Esper tem um tempo de aprendizado diferente, então, se para aprender uma determinada magia você precisar de 100 pontos e o tempo de aprendizado é 1x, você precisa juntar 100 Ability Points. Caso o Esper tenha tempo de aprendizado 10x, bastam 10 Ability Points, e assim por diante. Ah, não vamos esquecer dos RELICS, que são equipamentos especiais. Quando equipados, eles conferem status especiais para os personagens!

Screen Shots de Final Fantasy VI para Game Boy Advanced ( 2007 )
São 14 personagens jogáveis, sendo possível usar 4 por vez. Suas profissões - JOBs - são fixas e desta forma, garante individualidade também no campo de batalha, pois cada JOB tem um comando específico.
Em Final Fantasy VI houve a estréia do conceito de golpe especial - Chamado de Desesperate Atack - que consiste em um poderoso golpe que seu personagem pode usar em 20% das chances de soltar um ataque normal, quando o HP estiver baixo.

Os Personagens:

Terra Branford ( 18 Anos, Magic Knight / Morph Ability )
Ela nasceu com o dom da magia, uma arte cobiçada pelo Império... Foi capturada quando criança e teve sua mente controlada por Kefka, para ser usada como vantagem em combates! Quando conseguiu se libertar, ela se lembrava de todo o terror que ela fora obrigada à cometer. Se tornou uma garota melancólica e triste, não vê propósitos em sua vida.
Locke Cole ( 25 Anos, Thief / Steal Ability )
Odeia ser chamado de ladrão, se auto-denomina de 'Caçador de Tesouros'. É simpático, bem humorado e cavalheiro. Por isso, fica protegendo as mulheres do grupo, principalmente Celes.
Edgard Roni Figaro  ( 27 Anos, Enginner / Tools Ability )
Astuto, o Rei de Figaro demonstra facilmente que é o mais inteligente do grupo. Por causa de suas atitudes, Figaro ainda está de pé, diferente dos outros reinos que já encontraram a sua desgraça. Edgard conseguiu forjar uma aliança com o Império, para preservar a paz. Como engenheiro, ele projetou diversas armas e máquinas, que servem de proteção para o seu reino. Seu defeito...? Edgard não resiste à um rostinho bonito... Ele flerta constantemente, com qualquer mulher.
Sabin Roni Figaro ( 27 Anos, Monk / Blitz Ability )
Sabin é irmão gêmeo de Edgar. Ele abdicou do trono em nome de sua própria liberdade. Diferente de Edgard, Sabin é impulsivo e cheio de vida. Bem humorado, não tem problemas em executar planos quase suicidas, em nome de um bem maior.
Celes Chere ( 18 Anos, Sorcerer / Runic Ability )
Linda, digna e inteligente. Já foi uma general do Império, pois quando pequena ela foi infundida com o poder mágico das Magicite's. Isso lhe deu o dom da magia. Apesar de seu treinamento militar, Celes é uma garota de bom coração e deseja ter uma vida normal.
Shadow ( ?? Anos, Ninja / Throw Ability )
Um ninja com abilidades letais, é frio e misterioso. Seu objetivo é apenas um: Dinheiro! Seu único amigo é um cachorro chamado Interceptor, de personalidade tão hostil quanto seu dono.
Cyan Garamonde ( 50 Anos, Knight / Swdtech Ability )
Ele é um nobre guerreiro, que viu sua mulher, reino, rei e filhos serem dizimados pelo Império. Agora, só lhe resta aceitar a morte daqueles que ele jurou proteger. Cyan tem manias de um guerreiro do século passado e é comum que alguém tire sarro dele por causa disto.
Gau ( 13 Anos, Wild Boy / Rage Ability )
Um 'garoto-selvagem' de coração puro e inocente. Foi abandonado quando bebê e apesar das criaturas selvagens, ele conseguiu sobreviver. Por causa da sua criação, ele é ingênuo e imprevisível.
Setzer Gabbiani ( 27 Anos, Gambler / Slot Ability )
Setzer é apaixonado por jogos de azar e adora AirShips! Unindo o útil ao agradável, ele possui um cassino em sua própria Airship, a BlackJack! Ironia do destino, Setzer perdeu a única pessoa que amava, por ela ter a mesma filosofia de vida dele.
Mog  ( 11 Anos, Dancer / Dance Ability )
Por causa do contato com Magicite somado ao treinamento de Ramuh, Mog é o único Moogle capaz de falar em Final Fantasy VI. É tagarela e espertalhão!
Strago Magus ( 70 Anos, Blue Mage / Lore Ability )
Um sábio senhor gentil que vive em Thamasa, esconde um grande segredo. Além disso, ele cria sua neta sozinho e pode-se dizer, que ela é a razão dele continuar vivo.
Relm Arrowny ( 10 Anos, Pictomancer / Sketch Ability )
Muito jovem, graciosa e cheia de vida, ela possui a habilidade de dar vida aos quadros que pinta. Essa habilidade está ligada à um grande segredo de sua cidade, Thamasa. Vive com seu avô, Strago Magus. Ela é a única pessoa que consegue ter uma aproximação com o cachorro Interceptor, de Shadow.
Gogo ( ?? Anos, Mimic / Mimic Ability )
O que seria isto...? Homem...? Mulher...? Ah... deixa pra lá... Gogo é um ser estranho, mestre dos mímicos.
Umaro ( 4 Anos, Berserker / Não Tem Habilidade )
Outro ser diferente... Umaro é um admirador de esculturas feitas de cadáveres. É muito forte mas não é muito inteligente. Inexplicavelmente UmaroMog como um ser superior e o obedece sem demora. Apesar de não ter habilidades especiais, Umaro é uma máquina de causar dano, principalmente se equipado com a Blizzard Orb ou outro equipamento especial!

Kefka, o grande Vilão!
Quem vivenciou a aventura que Final Fantasy VI proporciona, aprendeu a odiá-lo. Seria ele um psicopata...? Desumano...? Genocida...? Ou apenas um louco de cara pintada e com muito poder à disposição...?
Sem dúvida, um dos maiores vilões de Final Fantasy. Ele consegue ser cômico e atrapalhado, e ao mesmo tempo cruel e odioso. Sua presença confunde o jogador, pois você acaba querendo ver qual é a próxima piada, mas vai ficar com medo de que seu próximo ato insano mate alguém importante no jogo...
Não se engane pelas roupas espalhafatosas, suas roupas e maquiagem foram inspiradas nos palhaços com o objetivo de deixar o personagem um pouco menos pesado.

O Sucesso

História impecável e polêmica, personagens mais humanos, jogabilidade consagrada, gráficos e trilha sonora de primeira. Tudo isso somado à um bom plano de marketing para levar a série para quem ainda não conhecia, garantiu o sucesso de Final Fantasy VI. Na época, a revista americana GamePRO deu nota máxima, assim como a revista Nintendo Power declarou que este é o 'RPG da Década de 90'. Recentemente, em 2008, o site americano ScrewAttack.com colocou este FF como o terceiro melhor game de Super Nintendo de todos os tempos, atrás de The Legend of Zelda: A Link to the Past e Super Metroid.

Screen Shots de Final Fantasy VI para Game Boy Advanced ( 2007 )
Versões...? Sim! Se em 1994 ele foi lançado para Super Nintendo, em 1999 ele ganhou uma versão para PlayStation e em 2006 ( No Japão, nos EUA foi em 2007 ), foi a vez do Game Boy Advanced ganhar a sua versão.
Está disposto à encarar...? Então, se prepare para rir, chorar, torcer e se enfurecer, com a incrível história destes personagens! Eles podem envolver você!

0 comentários:

Postar um comentário

Qual o melhor jogo de Zumbi?

Free Playstation Control Cursors at www.totallyfreecursors.com