sábado, 3 de setembro de 2011

Final Fantasy 5



Minha nota é 8,5! Desculpem mais não curti muito, mais as opinioes são diferentes!vlw
O segundo Final Fantasy de 16 bits foi lançado em 1992 no Japão. O design e a direção ficou com o já consagrado Hironobu Sakaguchi. As músicas, mais uma vez ficaram sob responsabilidade do maestro Nobuo Uematsu  e o 'Character Design' continuou nas mãos de Yoshitaka Amano, com ajuda de Tetsuya Nomura. A história foi escrita pelo Yoshinori Kitase.
Pouco se sabe sobre a fase de desenvolvimento deste jogo, acredita-se que não houveram grandes imprevistos, além do já conhecido ' não foi lançado no lado ocidental do planeta '. Isso mesmo. Final Fantasy IV foi lançado nos Estados Unidos como Final Fantasy II, mas Final Fantasy V ficou de fora: Sua estréia em inglês só aconteceu anos e anos depois...
Em 1995 a SquareSoft tentou relançar Final Fantasy V como Final Fantasy Extreme, mas ela faliu antes disso ( Sim, a SquareSoft faliu, mas isso é história para um outro momento... ). Além disso, em 1997 a Eidos anunciou um porte para PC, mas depois cancelou sem maiores explicações... Somente em 1999 ele foi relançado em um pacote - junto com um remake do Final Fantasy VI - distribuído pela Eletronic Arts.

A História

Um dia, as correntes de ar do planeta começam a se enfraquecer. Preocupado, o Rei Tycoon voa até Hiryuu, onde fica o Santuário do Vento. Para a sua surpresa, o Cristal do Vento estava em pedaços. Enquanto isto, próximo ao Castelo de Tycoon, a queda de um meteoro chama a atenção de Bartz e de seu chocobo, Boko. Bartz resolve investigar o que está acontecendo sem imaginar o tamanho da aventura que estava entrando...

Final Fantasy V ( 1992 - Versão Japonesa )
No local onde o meteoro caiu, Bartz se depara com uma jovem chamada Lenna, que estava sendo atacada por Globins. Após salvá-la, eles encontram Galuf - um senhor que perdeu quase toda a sua memória. Os três conversam e Lenna explica que estava indo ao Santuário do Vento, pois seu pai - o rei Tyconn - foi para lá, para tentar descobrir porque o vento havia 'desaparecido'. Globins atacam Boko, e os três o salvam. Eles decidem então, se unir em direção ao Santuário.

ScreenShots da versão de Final Fantasy V para Super Famicom/Super Nintendo
Diferente dos anteriores, Final Fantasy V apresenta os 4 personagens principais nos primeiros minutos de jogo. Bartz Klauser, Galuf Doe e Lenna Charlotte Tycoon se encontram com Faris Scherwiz, um pirata.

O Sistema

Se no Final Fantasy anterior os personagens tinham JOB's fixos, Final Fantasy V voltou a ter JOB's livres. O sistema de classes foi redesenhado por Hiroyuki Ito, permitindo escolher entre 22 JOB's únicos ( 26 JOB's no remake do Game Boy Advanced ). Cada personagem começa o jogo na classe ' FreeLancer ' mas à medida que se adquire os Crystal Shard's, novos JOB's vão surgindo.

ScreenShots da versão de Final Fantasy V para Game Boy Advanced
Separada da Experiência, os ABP - Ability Points - são usados para melhorar o JOB Level dos personagens, para que eles possam continuar aprendendo e evoluindo. É possível ter um JOB secundário - Um Knight que conheça algumas magias da classe Black Mage, poderá soltar magias. Há também, habilidades passivas, que são acionadas automaticamente, dependendo da situação. Um exemplo é o 'Caution' da classe Thief. Com ela, o personagem pode prever ataques dos inimigos e tomar menos dano ( ou nenhum ). Este Final Fantasy marcou a estréia de classes como Blue Mage, Time Mage e Mime.
Final Fantasy V foi o segundo à utilizar o Active Time Battle (ATB), onde o tempo das batalhas flui continuamente tanto para o jogador, quanto para os inimigos. Mesmo os comandos acontecendo uns após os outros, não era fácil prever quem é o personagem do próximo turno ( Variação controlada pelo atributo SPEED dos personagens ).
 
ScreenShots da versão de Final Fantasy V para Game Boy Advanced

O Sucesso (!?)

Final Fantasy V poderia ter sido muito mais do que foi, se ele tivesse sido lançado nos Estados Unidos logo após o seu lançamento japonês. Mas mesmo com limitações, ele foi bem, apesar que alguns usuários acham que FFV ficou muito curto se comparado com os anteriores.
Versões...? Vamos recapitular: Dezembro de 1992 o primeiro Final Fantasy V foi lançado no Japão, para o Super Famicom. Somente em 1998, ganhou uma conversão para PlayStation. Em 2006, ele ganhou uma versão para Game Boy Advanced. Até a data de publicação desta matéria, Final Fantasy V não ganhou nenhum remake em 3D.

0 comentários:

Postar um comentário

Qual o melhor jogo de Zumbi?

Free Playstation Control Cursors at www.totallyfreecursors.com