sábado, 3 de setembro de 2011

Final Fantasy 6

Minha nota é 9...
No começo de abril de 1994, o consumidor japonês pode colocar suas mãos em Final Fantasy VI, RPG eletrônico desenvolvido originalmente para o Super Nintendo. Mas com o problema de publicação que atingiu algumas versões anteriores, ele chegou nos Estados Unidos como Final Fantasy III, logo após, em Outubro daquele mesmo ano.
Sua história ficou sob a responsabilidade de Yoshinori Kitase, os responsáveis pelo design do jogo foram Hironobu Sakaguchi, Yoshinori Kitase e Hiroyuki Itō. A parte 'artística' foi criada pelo Yoshitaka Amano com a ajuda de Tetsuya Nomura. A trilha sonora ficou com o 'maestro' Nobuo Uematsu.

A História

Final Fantasy VI foi o primeiro RPG eletrônico a abordar temas polêmicos, como suicídio e gravidez na adolecência na sua história. A profundidade dos personagens também era algo como nunca visto antes, onde eles exploram suas inseguranças, seus traumas e sonhos. A equipe se esforçou para fugir dos clichês de 'heróis que salvam o mundo'.
À mil anos atrás, vários deuses travam uma guerra entre si. O poder utilizado nessa guerra acaba transformando parte da humanidade em criaturas mágicas poderosas, e são chamadas de Esper. Quando restam apenas três deuses, eles percebem o mal que a sua guerra provocou e se aprisionam em estátuas de pedra.
Sem deuses, a fonte de magia do planeta se resumem aos Espers. Com medo da ganância humana, eles usam sua magia e criam uma dimensão, e fecham o portal que liga estas duas realidades.

Screen Shots de Final Fantasy VI para Super Nintendo ( 1994 )
Mas este é apenas um gostinho do início da aventura. Com tantos personagens carismáticos, a história não gira em torno de um protagonista ou de um casal, como acontece com vários FF's.
É válido ressaltar que após a metade do jogo, ele perde a lineariedade, permitindo que você decida a sequência do que vai fazer. Como nem tudo era obrigatório, você era recompensado com a descoberta de mais segredos ao investir mais tempo de exploração, procurando resolver os mistérios.

O Sistema

O sistema de magias de Final Fantasy VI é bem simples, se comparado com os anteriores. Para um personagem aprender uma magia nova, basta 'equipá-lo' com uma das 27 invocações - Espers - disponíveis no decorrer da aventura. Cada batalha vencida, garante Ability Points. Cada Esper tem um tempo de aprendizado diferente, então, se para aprender uma determinada magia você precisar de 100 pontos e o tempo de aprendizado é 1x, você precisa juntar 100 Ability Points. Caso o Esper tenha tempo de aprendizado 10x, bastam 10 Ability Points, e assim por diante. Ah, não vamos esquecer dos RELICS, que são equipamentos especiais. Quando equipados, eles conferem status especiais para os personagens!

Screen Shots de Final Fantasy VI para Game Boy Advanced ( 2007 )
São 14 personagens jogáveis, sendo possível usar 4 por vez. Suas profissões - JOBs - são fixas e desta forma, garante individualidade também no campo de batalha, pois cada JOB tem um comando específico.
Em Final Fantasy VI houve a estréia do conceito de golpe especial - Chamado de Desesperate Atack - que consiste em um poderoso golpe que seu personagem pode usar em 20% das chances de soltar um ataque normal, quando o HP estiver baixo.

Os Personagens:

Terra Branford ( 18 Anos, Magic Knight / Morph Ability )
Ela nasceu com o dom da magia, uma arte cobiçada pelo Império... Foi capturada quando criança e teve sua mente controlada por Kefka, para ser usada como vantagem em combates! Quando conseguiu se libertar, ela se lembrava de todo o terror que ela fora obrigada à cometer. Se tornou uma garota melancólica e triste, não vê propósitos em sua vida.
Locke Cole ( 25 Anos, Thief / Steal Ability )
Odeia ser chamado de ladrão, se auto-denomina de 'Caçador de Tesouros'. É simpático, bem humorado e cavalheiro. Por isso, fica protegendo as mulheres do grupo, principalmente Celes.
Edgard Roni Figaro  ( 27 Anos, Enginner / Tools Ability )
Astuto, o Rei de Figaro demonstra facilmente que é o mais inteligente do grupo. Por causa de suas atitudes, Figaro ainda está de pé, diferente dos outros reinos que já encontraram a sua desgraça. Edgard conseguiu forjar uma aliança com o Império, para preservar a paz. Como engenheiro, ele projetou diversas armas e máquinas, que servem de proteção para o seu reino. Seu defeito...? Edgard não resiste à um rostinho bonito... Ele flerta constantemente, com qualquer mulher.
Sabin Roni Figaro ( 27 Anos, Monk / Blitz Ability )
Sabin é irmão gêmeo de Edgar. Ele abdicou do trono em nome de sua própria liberdade. Diferente de Edgard, Sabin é impulsivo e cheio de vida. Bem humorado, não tem problemas em executar planos quase suicidas, em nome de um bem maior.
Celes Chere ( 18 Anos, Sorcerer / Runic Ability )
Linda, digna e inteligente. Já foi uma general do Império, pois quando pequena ela foi infundida com o poder mágico das Magicite's. Isso lhe deu o dom da magia. Apesar de seu treinamento militar, Celes é uma garota de bom coração e deseja ter uma vida normal.
Shadow ( ?? Anos, Ninja / Throw Ability )
Um ninja com abilidades letais, é frio e misterioso. Seu objetivo é apenas um: Dinheiro! Seu único amigo é um cachorro chamado Interceptor, de personalidade tão hostil quanto seu dono.
Cyan Garamonde ( 50 Anos, Knight / Swdtech Ability )
Ele é um nobre guerreiro, que viu sua mulher, reino, rei e filhos serem dizimados pelo Império. Agora, só lhe resta aceitar a morte daqueles que ele jurou proteger. Cyan tem manias de um guerreiro do século passado e é comum que alguém tire sarro dele por causa disto.
Gau ( 13 Anos, Wild Boy / Rage Ability )
Um 'garoto-selvagem' de coração puro e inocente. Foi abandonado quando bebê e apesar das criaturas selvagens, ele conseguiu sobreviver. Por causa da sua criação, ele é ingênuo e imprevisível.
Setzer Gabbiani ( 27 Anos, Gambler / Slot Ability )
Setzer é apaixonado por jogos de azar e adora AirShips! Unindo o útil ao agradável, ele possui um cassino em sua própria Airship, a BlackJack! Ironia do destino, Setzer perdeu a única pessoa que amava, por ela ter a mesma filosofia de vida dele.
Mog  ( 11 Anos, Dancer / Dance Ability )
Por causa do contato com Magicite somado ao treinamento de Ramuh, Mog é o único Moogle capaz de falar em Final Fantasy VI. É tagarela e espertalhão!
Strago Magus ( 70 Anos, Blue Mage / Lore Ability )
Um sábio senhor gentil que vive em Thamasa, esconde um grande segredo. Além disso, ele cria sua neta sozinho e pode-se dizer, que ela é a razão dele continuar vivo.
Relm Arrowny ( 10 Anos, Pictomancer / Sketch Ability )
Muito jovem, graciosa e cheia de vida, ela possui a habilidade de dar vida aos quadros que pinta. Essa habilidade está ligada à um grande segredo de sua cidade, Thamasa. Vive com seu avô, Strago Magus. Ela é a única pessoa que consegue ter uma aproximação com o cachorro Interceptor, de Shadow.
Gogo ( ?? Anos, Mimic / Mimic Ability )
O que seria isto...? Homem...? Mulher...? Ah... deixa pra lá... Gogo é um ser estranho, mestre dos mímicos.
Umaro ( 4 Anos, Berserker / Não Tem Habilidade )
Outro ser diferente... Umaro é um admirador de esculturas feitas de cadáveres. É muito forte mas não é muito inteligente. Inexplicavelmente UmaroMog como um ser superior e o obedece sem demora. Apesar de não ter habilidades especiais, Umaro é uma máquina de causar dano, principalmente se equipado com a Blizzard Orb ou outro equipamento especial!

Kefka, o grande Vilão!
Quem vivenciou a aventura que Final Fantasy VI proporciona, aprendeu a odiá-lo. Seria ele um psicopata...? Desumano...? Genocida...? Ou apenas um louco de cara pintada e com muito poder à disposição...?
Sem dúvida, um dos maiores vilões de Final Fantasy. Ele consegue ser cômico e atrapalhado, e ao mesmo tempo cruel e odioso. Sua presença confunde o jogador, pois você acaba querendo ver qual é a próxima piada, mas vai ficar com medo de que seu próximo ato insano mate alguém importante no jogo...
Não se engane pelas roupas espalhafatosas, suas roupas e maquiagem foram inspiradas nos palhaços com o objetivo de deixar o personagem um pouco menos pesado.

O Sucesso

História impecável e polêmica, personagens mais humanos, jogabilidade consagrada, gráficos e trilha sonora de primeira. Tudo isso somado à um bom plano de marketing para levar a série para quem ainda não conhecia, garantiu o sucesso de Final Fantasy VI. Na época, a revista americana GamePRO deu nota máxima, assim como a revista Nintendo Power declarou que este é o 'RPG da Década de 90'. Recentemente, em 2008, o site americano ScrewAttack.com colocou este FF como o terceiro melhor game de Super Nintendo de todos os tempos, atrás de The Legend of Zelda: A Link to the Past e Super Metroid.

Screen Shots de Final Fantasy VI para Game Boy Advanced ( 2007 )
Versões...? Sim! Se em 1994 ele foi lançado para Super Nintendo, em 1999 ele ganhou uma versão para PlayStation e em 2006 ( No Japão, nos EUA foi em 2007 ), foi a vez do Game Boy Advanced ganhar a sua versão.
Está disposto à encarar...? Então, se prepare para rir, chorar, torcer e se enfurecer, com a incrível história destes personagens! Eles podem envolver você!

Final Fantasy 5



Minha nota é 8,5! Desculpem mais não curti muito, mais as opinioes são diferentes!vlw
O segundo Final Fantasy de 16 bits foi lançado em 1992 no Japão. O design e a direção ficou com o já consagrado Hironobu Sakaguchi. As músicas, mais uma vez ficaram sob responsabilidade do maestro Nobuo Uematsu  e o 'Character Design' continuou nas mãos de Yoshitaka Amano, com ajuda de Tetsuya Nomura. A história foi escrita pelo Yoshinori Kitase.
Pouco se sabe sobre a fase de desenvolvimento deste jogo, acredita-se que não houveram grandes imprevistos, além do já conhecido ' não foi lançado no lado ocidental do planeta '. Isso mesmo. Final Fantasy IV foi lançado nos Estados Unidos como Final Fantasy II, mas Final Fantasy V ficou de fora: Sua estréia em inglês só aconteceu anos e anos depois...
Em 1995 a SquareSoft tentou relançar Final Fantasy V como Final Fantasy Extreme, mas ela faliu antes disso ( Sim, a SquareSoft faliu, mas isso é história para um outro momento... ). Além disso, em 1997 a Eidos anunciou um porte para PC, mas depois cancelou sem maiores explicações... Somente em 1999 ele foi relançado em um pacote - junto com um remake do Final Fantasy VI - distribuído pela Eletronic Arts.

A História

Um dia, as correntes de ar do planeta começam a se enfraquecer. Preocupado, o Rei Tycoon voa até Hiryuu, onde fica o Santuário do Vento. Para a sua surpresa, o Cristal do Vento estava em pedaços. Enquanto isto, próximo ao Castelo de Tycoon, a queda de um meteoro chama a atenção de Bartz e de seu chocobo, Boko. Bartz resolve investigar o que está acontecendo sem imaginar o tamanho da aventura que estava entrando...

Final Fantasy V ( 1992 - Versão Japonesa )
No local onde o meteoro caiu, Bartz se depara com uma jovem chamada Lenna, que estava sendo atacada por Globins. Após salvá-la, eles encontram Galuf - um senhor que perdeu quase toda a sua memória. Os três conversam e Lenna explica que estava indo ao Santuário do Vento, pois seu pai - o rei Tyconn - foi para lá, para tentar descobrir porque o vento havia 'desaparecido'. Globins atacam Boko, e os três o salvam. Eles decidem então, se unir em direção ao Santuário.

ScreenShots da versão de Final Fantasy V para Super Famicom/Super Nintendo
Diferente dos anteriores, Final Fantasy V apresenta os 4 personagens principais nos primeiros minutos de jogo. Bartz Klauser, Galuf Doe e Lenna Charlotte Tycoon se encontram com Faris Scherwiz, um pirata.

O Sistema

Se no Final Fantasy anterior os personagens tinham JOB's fixos, Final Fantasy V voltou a ter JOB's livres. O sistema de classes foi redesenhado por Hiroyuki Ito, permitindo escolher entre 22 JOB's únicos ( 26 JOB's no remake do Game Boy Advanced ). Cada personagem começa o jogo na classe ' FreeLancer ' mas à medida que se adquire os Crystal Shard's, novos JOB's vão surgindo.

ScreenShots da versão de Final Fantasy V para Game Boy Advanced
Separada da Experiência, os ABP - Ability Points - são usados para melhorar o JOB Level dos personagens, para que eles possam continuar aprendendo e evoluindo. É possível ter um JOB secundário - Um Knight que conheça algumas magias da classe Black Mage, poderá soltar magias. Há também, habilidades passivas, que são acionadas automaticamente, dependendo da situação. Um exemplo é o 'Caution' da classe Thief. Com ela, o personagem pode prever ataques dos inimigos e tomar menos dano ( ou nenhum ). Este Final Fantasy marcou a estréia de classes como Blue Mage, Time Mage e Mime.
Final Fantasy V foi o segundo à utilizar o Active Time Battle (ATB), onde o tempo das batalhas flui continuamente tanto para o jogador, quanto para os inimigos. Mesmo os comandos acontecendo uns após os outros, não era fácil prever quem é o personagem do próximo turno ( Variação controlada pelo atributo SPEED dos personagens ).
 
ScreenShots da versão de Final Fantasy V para Game Boy Advanced

O Sucesso (!?)

Final Fantasy V poderia ter sido muito mais do que foi, se ele tivesse sido lançado nos Estados Unidos logo após o seu lançamento japonês. Mas mesmo com limitações, ele foi bem, apesar que alguns usuários acham que FFV ficou muito curto se comparado com os anteriores.
Versões...? Vamos recapitular: Dezembro de 1992 o primeiro Final Fantasy V foi lançado no Japão, para o Super Famicom. Somente em 1998, ganhou uma conversão para PlayStation. Em 2006, ele ganhou uma versão para Game Boy Advanced. Até a data de publicação desta matéria, Final Fantasy V não ganhou nenhum remake em 3D.

Final Fantasy 4




Minha Nota é 9...\/

Após os primeiros indícios do sucesso de Final Fantasy III começarem à surgir, a Square já começou a desenvolver o próximo título da franquia. Mas quando Final Fantasy IV começou a ser desenvolvido, a Nintendo interferiu, insistindo que o próximo FF se transformasse em um projeto para o Super Famicom ( O Super Nintendo Japonês ).
Com um desafio maior pela frente, a equipe também teve que crescer. Além dos já tradicionais diretores Hironobu Sakaguchi, Yoshitaka Amano e Nobuo Uematsu, Final Fantasy IV contou com um novo diretor Takashi Tokita. Tokita até teve participação no FF anterior, mas não foi importante como seria daqui pra frente.

Muitas fontes em português afirmam que Yoshinori Kitase teve um papel importante no desenvolvimento de Final Fantasy IV. Porém, todas as fontes em inglês que consultei afirmam que foi Takashi Tokita o responsável pelos avanços desta versão, e que Kitase teria entrado para a equipe apenas na quinta versão.

A História

O jogo começa quando o monarca do Reino de Baron utiliza o poder bélico da força aérea Red Wings para atacar pequenas nações pacíficas, com o objetivo de encontrar quatro poderosos cristais que correspondem aos clássicos elementos da natureza. Ao roubar o cristal de água da torre de Mysidia, centenas de pessoas foram assassinadas. O comandante da Red Wings, o Dark Knight Cecil questiona as atitudes de seu rei, e então, perde o seu cargo e é enviado com Kain para entregar um pacote para a Village of Mist.

Screenshots da versão original, para Super Nintendo, lançado no ano de 1990!
À esquerda, Cecil e sua tropa! À direita, Cecil andando em uma cidade...
Para chegar à montanha onde esta vila se encontra, eles atravessam uma caverna - Mist Cave - e após enfrentar e derrotar o Mist Dragon, eles chegam à pequena vila. Então, descobrem que o pacote é uma poderosa bomba, que arrasa com a cidade e com a vida dos habitantes. No meio deste caos, Cecil e Kain encontram a jovem Rydia, aparentemente a única sobrevivente. A garota invoca um summon para atacá-los, pois ela acredita que eles são os culpados pela desgraça da vila.
Observando a história como um todo, este Final Fantasy recebeu uma grande reformulação, ficando muito mais dramática. A complexidade da personalidade dos heróis aumenta incrivelmente, sem mencionar os personagens memoráveis. Golbez, é considerado por muitos, como o primeiro grande vilão de Final Fantasy.

O Sistema

Apesar das batalhas tradicionais ganharem visual por causa da tecnologia ( Gráfico de 16 bits é muito melhor do que os de 8 bits... ) foi o primeiro Final Fantasy à usar o Active Time Battle. Este sistema consiste em uma barra extra - connhecida como barra ATB - que quando ela se enche, o personagem poderá realizar uma ação. Isso abria muito mais emoção, pois era possível deixar seus personagens mais velozes, para preencher o ATB e atacar mais vezes em um espaço menor de tempo.

À esquerda um summom muito famoso, o Rei dos Dragões, Bahamut!
À direita, personagens usando a magia Ice!
Este Final Fantasy traz 4 raças importantes: Humanos, Anões, Lunarians e Hummingway. Lunarians, seriam como 'humanos-lagartos', e os Hummingway seriam parecidos com coelhos, usando uma roupa geralmente azul e amarela, com turbantes.
Sistema de JOB´s...? Sinto muito... Nesta aventura existem inúmeros personagens jogáveis, cada um com sua classe fixa. Mas não se desespere, pois são personagens muito completos. Vamos conferir os 9 personagens mais importantes:
Como mencionado, Cecil é o personagem principal. Ele começa o jogo como um Dark Knight, Lord Captain da força aérea Red Wings of Baron e é filho adotado de um monarca militar. Ele cresceu sendo educado para servir o rei, mas, as atitudes deste mesmo rei o fez mudar de idéia... Em um momento do jogo, Cecil chega em Mysidia, onde decide abandonar suas técnicas de Dark Knight. Com a ajuda de Palom e Porom, eles vão para a Montanha Ordeals. Neste lugar, Cecil é banhado em uma luz especial e se transforma em Paladin.
Kain é o comandante dos Baron Dragoons. Como Cecil, Kain perdeu seus pais quando era jovem e foi criado pelos monarcas de Baron. É amigo de longa data de Cecil e Rosa. Já Rosa é uma White Mage que nasceu no meio da nobreza de Baron. Amiga de Cecil e Kain desde criança, hoje nutri outros sentimentos além de amizade por Cecil...
Rydia é uma jovem Summoner que nasceu na vila Mist, lugar conhecido como Vila dos Summoners. Herdeira de uma linhagem poderosíssima, ela tem um grande potencial tanto para magias brancas como negras, mas seu potencial é melhor revelado ao invocar os Eidolons. Já Edward é um príncipe do reino Damcyan, que fica no deserto. Desiludido com a vida na corte do seu castelo, Edward foge e vai viver viajando pelo mundo, disfarçado como um simples bardo. Sua personalidade possui um ar gentil e bondoso.
Edge é o Príncipe do Reino de Eblan, que fica em uma ilha. A confiança que Edge possui em suas habilidades Ninja é completa. Ele fica nervoso fácil, mas sua natureza explosiva é contrabalanceada com o seu senso de justiça. Yang é um mestre dos Monks de Fabul. Seu corpo e mente trabalham em equilíbrio de tal maneira que só poderia ser obtida com anos e anos de treinamento intenso.
Palom é um jovem aprendiz de Black Mage de Mysidia. Por causa da pouca idade, ele se tornou um arrogante estudante de mágica. Vive arrumando confusões, onde sobra para a sua irmã gêmea, Porom, uma aprendiz de White Mage, ajudá-lo. Ela, ao contrário de seu irmão, é altamente responsável e serena.

O Sucesso

A Square havia lançado mais um divisor de águas. Era o primeiro Final Fantasy da era de 16 bits, e ele fez bonito. Porém, nem tudo correu bem com a versão americana de Final Fantasy IV. Primeiro, pois houve alteração no número, e ele foi lançado como Final Fantasy II. Segundo porque os diálogos foram traduzidos de uma maneira que não pudesse irritar as mães dos jogadores. Isso deixou alguns diálogos bobos e sem sentido, assim como deixou o jogo incrivelmente mais fácil: O poder de ataque das armas foi aumentado, os acessórios e armaduras também ganharam mais poderes.
Versões...? Sim, várias... A primeira versão de Final Fantasy IV foi lançada para o Super Famicom em Abril de 1991, e para o Super Nintendo foi em Novembro de 1991. A versão facilitada americana inspirou os japoneses, que ganharam o Final Fantasy IV 'Easytype' em 1992. PlayStation ganhou uma versão em 1997 e o WonderSwan Color em 2003. Foi incluído como bônus em pacotes, como Final Fantasy Chronicles e Final Fantasy Anthology. O remake 'pra valer, feito em 3D' veio em 2007, para o Nintendo DS.

ScreenShots do remake de Final Fantasy IV para o Nintendo DS

Alguem tem um nintendo ds pra vender???
preciso joga esse jogooooooooooooooooooo...

Qual o melhor jogo de Zumbi?

Free Playstation Control Cursors at www.totallyfreecursors.com